Dieta LowCarb – Dieta sem Carboidratos

Quando falamos em dieta não queremos necessariamente falar em um curto período de tempo de certas alimentações, a dieta é na prática tudo o que você come, se você pretende atingir um resultado em um determinado e curto tempo você se adéqua a determinada dieta. Na dieta do LowCarb não é diferente, se você quer emagrecer alguns hábitos alimentares precisam de mudança, é a chamada readequação ou reeducação alimentar, no nosso caso de LowCarb é necessário eliminar gradativamente os alimentos ricos em Carboidratos.

Dieta sem Carboidratos
Dieta sem Carboidratos

 

Dieta LowCarb – Dieta sem Carboidratos

Antes de começarmos a nos aprofundar na dieta do LowCab, vou listar abaixo uma tabela com alguns alimentos comuns em nossa mesa, a quantidade de carboidratos e suas calorias:

AlimentosQuantidade de carboidratos em 100 gEnergia em 100 g
Corn flakes81,1 g374 calorias
Bolacha maisena72,0 g436 calorias
Torrada integral62,6 g364 calorias
Bolacha de água e sal61,6 g451 calorias
Pão francês57,3 g289 calorias
Pão de centeio56,4 g263 calorias
Arroz28,0 g127 calorias
Macarrão19,9 g101 calorias
Batata cozida18,5 g85 calorias
Ervilha18,1 g63 calorias
Grão-de-bico16,7 g121 calorias
Lentilhas16,7 g108 calorias
Feijão14,0 g91 calorias
Soja7,5 g40 calorias

Pessoas com pré-diabetes, obesidade e com altos valores de glicemia devem aplicar essa redução de carboidratos no organismo, além dos que pensam somente no emagrecimento é preciso saber que manter um nível adequado de carboidratos no corpo faz muito bem a sua saúde, como saber como está o seu nível? primeiramente recomendo a procura de um profissional para realizar exames que vão dizer quanto você tem e quanto necessita perder.

Os altos valores de carboidratos são responsáveis também pelos picos de insulina, que impede que seu corpo queima calorias e também o acúmulo de açúcares no sangue.

Alimentos Low Carb

  • Vegetais Folhosos (ex: couve, acelga, agrião, rúcula, espinafre, etc);
  • Hortaliças (ex: brócolis, couve-flor, alface, repolho, repolho roxo, couve de Bruxelas, aspargos, berinjela, abobrinha, tomate, cogumelos, etc…)
  • Carnes (ex: peixes, aves, bovinos, suínos, caprinos, etc). Aqui vale observação: não remova a gordura natural das carnes. Já abordamos isso em vários artigos.
  • Frutas com baixos níveis de carboidratos: Abacate; Coco; frutas vermelhas (morango, amora, framboesa, acerola, etc) – as menos doces; limão; maracujá. Outra observação: coma as frutas, mas não beba sucos de frutas.

Alimentos para evitar em low carb

  • Açúcar e doces.
  • Farináceos: pães, bolos, massas, biscoitos.
  • Tubérculos ricos em amido (batata, batata-doce, mandioca, cará, inhame, etc).
  • Frutas com alta carga de carboidratos (maçã, mamão, banana, manga, melancia, abacaxi, laranja, etc). Importante: As vilãs não são as frutas doces e raízes (tubérculos). Porém, dependendo do objetivo e da fase da dieta, elas podem sim atrapalhar o emagrecimento.

Resumindo a dieta Low Carb não é uma receita específica e sim uma reeducação alimentar, não significa passar fome mas cortar o excesso nocivo que isso faz a sua saúde, não significa também que um dia da semana que você tenha exagerado no carboidrato a sua dieta tenha ido para o espaço, é uma adaptação e isso pode ser compensado com o tempo, sem exageros, sem cortes bruscos, adapte-se, reeduque-se e o mais importante, viva com saúde e não esqueça de procurar um profissional de nutrição antes de qualquer dieta ou receitas milagrosas que te privem  de comer.

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