Como Saber se Estou Entrando na Menopausa?

Você tem dúvidas sobre como identificar o início da sua menopausa? Pois saiba que é extremamente fácil, principalmente se você possui um ciclo menstrual bem regular.

A menopausa é uma etapa da vida de todas as mulheres e é fundamental que todos saibam como saber quando estão entrando nessa fase, e isso é possível por meio dos sintomas. A seguir, conheça mais sobre os sintomas da menopausa.

sintomas da menopausa

Como saber se estou entrando no climatério

O climatério é a fase que ocorre um pouco antes da menopausa, mas apresenta os mesmos sintomas com um único diferencial: a presença da menstruação. É no climatério que a mulher pode descobrir se está ou não entrando na menopausa, observando o seu ciclo menstrual.

Além de sofrer com todos os sintomas da menopausa durante o climatério, o ciclo menstrual fica totalmente irregular.

Sintomas da menopausa aos 40 anos

Se você lida com os sintomas da menopausa aos 40 anos, pode significar que está entrando em um climatério precoce. O mais normal é que os sintomas comecem a surgir a partir dos 45 anos, mas se acontecerem antes é sinal de que os ovários estão falhando.

Os sintomas da menopausa aos 40 anos são os mesmos: fogachos, suores noturnos, insônia, cansaço, fadiga, dores musculares, alterações de humor, estresse, ressecamento vaginal, entre outros.

Sintomas da menopausa aos 47 anos

Já se os sintomas da menopausa surgirem aos 47 anos, essa é considerada uma idade normal para que eles apareçam. São os mesmos sintomas mencionados anteriormente, por isso não há com o que se preocupar.

Os sintomas da menopausa tendem a durar em torno de 5 anos, apesar de haver casos de mulheres que sofrem com os sintomas por mais tempo do que isso. Ao iniciar os sintomas, você pode buscar tratamentos para a menopausa que irão ajudar a aliviar principalmente as ondas de calor.

Com quantos anos a menstruação começa a falhar

Não há uma idade exata, mas especialistas afirmam que as mulheres lidam com a menopausa entre os 45 e 55 anos. Entretanto, a menstruação pode começar a falhar antes disso ou até mesmo somente aos 50 anos.

Isso é muito relativo, o importante é observar o seu corpo, como funciona o seu ciclo menstrual e estar preparada para quando isso acontecer. Ter acompanhamento médico é fundamental, assim você poderá tirar todas suas dúvidas e iniciar o tratamento ideal para o seu caso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *