Como combater sintomas da menstruação

Cólicas, dor de cabeça, irritabilidade, oscilações de humor… Sim, o período da menstruação é uma verdadeira tortura na vida de muitas mulheres. Como lidar com tamanho desconforto? Estudos indicam que existem aproximadamente 150 sintomas – tanto físicos quanto psicológicos — que podem ser associados à infame TPM — Tensão Pré-Menstrual. Um verdadeiro inferno, não é mesmo? Mas calma. Conhecemos algumas estratégias que você pode adotar para lidar com os efeitos da TPM de uma forma menos tumultuosa. Interessada? Confira abaixo.

Como combater sintomas da menstruação
Como combater sintomas da menstruação

 

Dedique um tempo a si mesma

Antes de mais nada, aproveite este período para olhar mais para você mesma. Faça coisas que você goste. Coloque em dia aquela série que você teve que parar de ver por causa do cansaço; chame para sair aquela amiga que você não vê há meses; ouça o CD daquela banda que você tanto gosta, mas que nunca mais pode ouvir por falta de tempo. Enfim, aproveite este período desagradável para cuidar de si mesma — afinal de contas, você vai deixar mesmo a TPM estragar sua semana?

Tente entender o que está acontecendo

Anote os sintomas da TPM e tente entender o que desencadeia cada um deles para poder controlá-los melhor. Descubra o que está te irritando e pense em estratégias para mudar a situação. Tente ter paciência — tanto com os outros quanto consigo mesma.

Modifique a dieta

Uma alimentação inadequada durante a menstruação pode intensificar ainda mais seus efeitos indesejáveis, como inchaço, prisão de ventre, dores nas mamas, entre outros. Faça mais refeições durante o dia – de 3 em 3 horas preferencialmente – e coma alimentos leves. Evite sal, café e álcool. Pote de Nutella? Caixa de bombons? Nem pensar! Troque todas as besteiras por frutas, vegetais e alimentos diuréticos – como aspargo, melancia e soja.

Pratique atividade física

Uma boa pedida para diminuir as oscilações de humor e a irritabilidade. Atividade física relaxa, aumenta a sensação de bem-estar e melhora a disposição. Mas sem exageros! Não vá fazer o dobro de exercícios para compensar a irritação. Você só vai conseguir piorar a sensação de cansaço e pode piorar os sintomas. Exercícios moderados como caminhada, natação e hidroginástica são os mais recomendáveis. Ioga também é uma ótima alternativa para reduzir o estresse e a tensão.

Procure orientação médica

Se os sintomas da TPM estiverem muito mais fortes que o normal e todas as dicas anteriores não tiverem surtido efeito, procure orientação médica. Evite a automedicação. Ela pode não surtir o efeito desejado e piorar os sintomas.

Estas foram as nossas dicas. Esperamos que nossas dicas possam te ajudar a superar esta fase chata que afeta a vida de todas as mulheres. Desejamos muita força! Até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *